Inauguração do laboratório aprendizagem criativa

 


LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM CRIATIVA - LAC

Conforme Libâneo (2009) a mediação do(a) professor(a) consiste em problematizar, perguntar, dialogar, ouvir os estudantes, ensiná-los a argumentar, abrir- lhes espaços para expressar seus pensamentos, sentimentos, desejos de modo que os estudantes tragam para a aula a sua realidade vivida a sua visão de mundo e construam junto com os seus pares o seu conhecimento.

Segundo a quinta Competência Geral da Educação Básica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a importância de compreender e utilizar as informações existentes nos meios digitais de modo efetivo permitem que o estudante seja protagonista do processo tornando-se proativo e desenvolva o seu senso crítico de modo que as suas práticas sejam efetivas e que contribuam para todo o contexto social.
A efetivação do trabalho nos LAC, será um trabalho coletivo entre o(a) professor(a) responsável pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa, o(a)  e professor(a) da turma , com a gestão e coordenação pedagógica da escola, visando a educação plena e integral do estudante que funda alternativas para o desenvolvimento de todas as dimensões da formação do estudante como sujeito social.

O Laboratório de Aprendizagem Criativa - LAC é um local de conhecimento no qual os estudantes devem desenvolver as suas habilidades.
A Robótica Educacional aliada a Aprendizagem Criativa no processo da Cultura Maker, cria possibilidades para que o estudante desenvolva o seu protagonismo, sendo proativo diante das situações problemas do cotidiano, que envolvam a utilização das tecnologias nas áreas das Ciências e nos demais componentes curriculares.
O estudante ao se deparar com uma situação desafiadora, de como desenvolver uma atividade de Robótica Educacional que envolve o aprendizado criativo proposto pelo(a) seu(a) professor (a), irá realizar a sua pesquisa, o seu croqui para ter uma ideia de que tipos de materiais ele poderá utilizar, fazer o levantamento dos materiais, debater com os seus pares a possibilidade de construção do protótipo Maker e mediante a tentativas poderá designar tarefas para o seu grupo e colocar em prática a montagem do protótipo lúdico de robótica, caso esse seja feito de materiais reutilizados, com sensores e componentes eletrônicos ou com os materiais de Robótica Educacional.
Inicialmente, a partir de materiais reutilizáveis, alguns estudantes irão conhecer conceitos básicos dos componentes de eletrônica, como o circuito e as peças que servem para realizar determinado projeto de robótica, utilizando o aprendizado criativo com materiais alternativos. Nesse momento os estudantes serão levados a observar e refletir sobre o andamento do processo até os resultados, cada aula com os devidos registros para que o estudante construa o passo a passo de suas atividades e da execução do seu projeto.







Fazendo upload: 2167823 de 2167823 bytes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Identidade e diversidade

Estereótipo e preconceito

Comemoração dia do patrono